Visitando Halong Bay com crianças, nosso cruzeiro

Quando decidimos visitar a Halong Bay ficamos muito confusos sobre qual tour escolher. São muitas as opções e os preços também variam muito. Nossa única certeza é que seria melhor ficar em um navio do que ficar em um hotel perto do porto e fazer passeios de algumas horas pela baía. Nós queríamos a sensação de dormir naquele lugar paradisíaco, ver o nascer e o pôr do sol, o céu estrelado. Queríamos o pacote completo. Mas estávamos bastante apreensivos em ficar com uma criança tão pequena dentro de um barco.

Quando fomos escolher eu me apaixonei pelo navio da Signature, um barco de luxo bem clássico que oferecia o passeio de 1 noite e 2 dias que se encaixava no nosso roteiro. Fiz a pesquisa toda pelo Booking e o da Signature tinha uma ótima avaliação e um preço razoável entre os 5 estrelas.

Tipos de Tours:

A empresa oferece três opções de tours o de 1 dia, o de 2 dias e 1 noite e o de 3 dias e 2 noites. Nós fizemos o de dois dias mas confesso que se fosse hoje teria ficado no de duas noites para aproveitar melhor o navio e passar um pouco mais de tempo nesse lugar tão maravilhoso.

  • Tour de 1 dia: Esse é para quem não deseja dormir no barco. É o mais barato e dura em média 8 horas. A empresa pega os hóspedes no hotel (próximos ao porto de Halong), dá algumas instruções sobre segurança e partem para o passeio. O almoço é realizado a bordo e logo depois o barco ancora no arquipélago de  Kiem Lam onde é possível andar de caique ou pegar um barquinho de madeira para explorar a região. Também é possível nadar na região e visitar uma vila de pescadores que é flutuante. Depois é feito uma demonstração de culinária vietnamita enquanto se assiste o pôr do sol. Depois disso o barco retorna para a baía, durante a volta é servido um chá típico vietnamita, bem parecido com o chá inglês com bolinhos, biscoitos e outras guloseimas. O passeio inclui ainda o transfer de retorno ao hotel. Esse itinerário só está disponível mediante e-mail para a empresa, não tem como agendar pelo booking ou no site deles.
  • Tour de 2 dias e 1 noite: É o que nós fizemos e eu vou descrever.
  • Tour de 3 dias e 2 noites: Tem o itinerário bem parecido com o dois dias mas antes de visitar a caverna, eles seguem até a região de Cong Dam, onde aparentemente ficam os melhores pontos para andar de caiaque e nadar. Além de aproveitar as praias que se formam em algumas ilhas.

Começamos o dia em Hanói onde uma van da empresa foi bem cedo nos buscar. O transfer dura 4 horas para Halong Bay e não estava incluso no pacote. Custou uns 40 dólares ida e volta. Não é uma viagem bonita de carro então aproveitamos para dormir mais um pouco. Depois de 1h30 de viagem paramos por uns 20 minutos em uma loja que vendia artesanatos super caros. Foi bom para esticar as pernas e beber uma água. Quando chegamos no porto de Halong Bay  fomos levados para um lounge da empresa para fazer o check in do barco e aguardar o embarque.

Do porto pegamos uma barco menor onde já recebemos as primeiras instruções de segurança e colocamos o colete salva vidas. Achei legal que eles tem coletes para crianças pequenas. Confesso que não prestei muita atenção porque estava tensa com a Julia naquele barquinho, mas deu para a aprender o básico, o que fazer em casos de acidentes com o barco e tal. Nosso barquinho não estava lotado mas percebemos que a maioria do público eram de casais jovens e de meia idade ou de famílias com filhos mais velhos. Com crianças pequenas só nós. rs

Tipos de suítes:

Suíte Junior: São suítes menores, não tem a varandinha só uma janela. Além disso tem frigobar, banheira, secador de cabelo, uma daquelas privadas orientais cheias de botões e jatos, TV e prato de frutas. É a opção mais baratas e boa para famílias com bebês que podem dormir no berço.

Suíte Senior: Suítes com 34m2 mas essas já tem a varandinha. Além disso tem todas as facilidades da suíte junior.

Family Suites: Suítes de 38m2 com uma cama de casal e uma de solteiro. Ótimas para quem tem filhos maiores ou está viajando em 3 pessoas. São suítes que ficam na frente do navio e contam com um terraço privativo que pode ser dividido com um outro quarto familia.

Elite Family Suites: Foi o que nós ficamos, são Suites enormes com 51m2 localizaras no do andar do meio. São duas e dividem outro deck privativo. Também podem ser reservadas por famílias grandes já que tem uma porta que liga as duas suítes. O deck pode ser usado para um jantar romântico ou para quem viaja com filhos, para a criança correr e gastar um pouco da energia.

Chegamos no quarto e ficamos impressionados com o tamanho. Nossa suíte era gigante e dava para um deck privativo. Como eu falei, o barco tem duas suítes desse tipo que ficamos e as duas dividem o deck traseiro do barco mas demos muita sorte e na suíte do nosso lado não tinha ninguém hospedado então ficamos com o deck só para nós 3.

Vale lembrar que pela política do navio crianças de até 3 anos podem usar um berço de forma gratuita e crianças de até 4 anos também podem ficar de graça dormindo na cama com os pais.

O Navio:

– Dia 1:

Logo depois de entrarmos fomos conhecer o barco. Não tem muitos espaços coletivos mas tem um terraço bem grande com espreguiçadeiras, onde também acontecem algumas atividades coletivas. Depois seguimos para o restaurante para almoçar.

O almoço está incluído no pacote e consistia de um almoço formal com 3 pratos e sobremesa. A comida, assim como em todo Sudeste Asiático, estava muito gostosa, mas nada além do que já havíamos comido em outros locais. As bebidas não estão inclusas no pacote e tem que ser pagas no final da hospedagem. Aqui eles fazem de tudo para que os visitantes tenham uma boa interação e incentivam as famílias a sentarem com outras famílias, mas para aqueles que querem privacidade também é possível sentar separados. Também é possível comer em uma das mesas que fica na área externa.

Durante o almoço navegamos em direção a baía Bai Tu Long, e aproveitamos para ver os picos esverdeados das ilhas que tanto fazem a fama do local. Ao chegar na Bai Tu Long paramos e voltamos a pegar os barcos menores, dessa vez para visitar a vila de pescadores flutuante Vung Vieng. Essa parte é muito legal! É super diferente ver as casinhas flutuantes e imaginar como deve ser a vida ali. Além disso paramos em uma fazenda de produção de ostras e pérolas brancas e negras. Da para conhecer todo o processo é ao final comprar uma jóia. As jóias não são baratas, mas tem opções em prata mais em conta e é possível comprar só a pérola.

Depois voltamos ao navio para um happy hour com bebida no estilo compre uma e ganhe outra. Enquanto isso acontece uma demonstração de culinária viatnamita. Achei essa parte meio sem graça. Da para ajudar a preparar e tal mas é uma coisa meio artificial, tipo, vc só monta um rolinho primavera.

Abandonei a demonstração pela metade e fui para o terraço assistir o pôr do sol. Na minha opinião esse foi o ponto alto da nossa viagem. O visual é de tirar o fôlego e nos faz entender como a Halong Bay ficou tão famosa.

Depois do pôr do sol é servido um jantar, no mesmo estilo do almoço mas dessa vez com a presença do capitão.

Durante a noite ainda tem algumas atividades à disposição como pesca de lulas no convés (fique com pena e não fiz), filmes, massagem no quarto ou simplesmente ficar vendo as estrelas no terraço. Como a baía é afastada das grandes cidades o céu é lindo demais, vale a pena.

– Dia 2:

Começamos o dia com um mega café da manhã. Para quem acorda bem cedinho, teve uma atividade de Tai Chi no terraço às 6:30, nós acordamos cedo mas achamos melhor ir logo para o café pq crianças não comem rápido e nós não queríamos que a Julia ficasse sem comer.

Gostei mais do café do que das refeições principais do navio. O café é uma refeição que vale a pena ser feita nas meses de fora do navio se não estiver muito quente. O visual compensa o calor e pela manhã ainda tem uma brisa bem agradável acontecendo. O único problema é que não dá para ficar muito tempo comedo porque às 7:30 saímos novamente do barco, dessa vez para explorar a caverna Thien Canh Son, uma caverna incrível com uma boa estrutura para visita, ou seja, pode levar os pequenos sem medo, lá dentro tem caminhos bem delimitados, palafitas de madeira, escadas, é bem tranquilo.

O único porém é que o lugar é lotado, principalmente de grupos gigantescos de chineses que sempre tem um guia com microfone gritando. Mentalize todo do desapego mental que você conseguir, tente se afastar o máximo possível da multidão e aproveite o passeio.

Para quem gosta de caiaque, é possível fazer na praia da caverna, eu achei o lugar meio sujo e não me aventurei.

Na volta ao barco já está na hora de arrumar as coisas, fazer o check out do quarto e terminar o passeio com um brunch enquanto navegamos de volta para o porto. O brunch também estava bem gostoso.

O retorno ao porto também foi tranquilo, de lá pegamos o transfer de volta para Hanói que nos deixou na estação de trem para pegarmos nosso trem de Hanói para Hoi An.

Nós fizemos a reserva do cruzeiro pelo Booking.com. Se vc usar nosso link para reservar ganha 50 reais de desconto. É bem fácil de achar, basta entrar no link acima e colocar Signature Halong Cruise na barra de pesquisa.

Anúncios

24 comentários

  1. Amei conhecer os detalhes do cruzeiro na Halong Bay, o que mais gostei foi a suíte com o deck que vcs ficaram, principalmente pq não tinha ninguém na outra, que vista incrível!

    Curtir

  2. Eu sou muito a fim de fazer um cruzeiro. Me identifiquei com a parte de vc largando a demonstração pelo por do sol. Muito eu! Chineses berrando no tour…Kkkk…já vi tb!

    Curtir

  3. Adorei essa opção de passear por Halong Bay em um cruzeiro. Muito bom saber mais sobre o Signature Halong Cruise. Eu adoro viajar de navio! Gostei de saber dos caiaques, mas não sei se me aventuraria também devido à sujeira. A caverna Thien Canh Son me pareceu linda!

    Curtir

  4. Muito legal este passeio, em relação ao Vietnã eu tinha muito a imagem do que vi em filmes de guerra e livros no mesmo período. O passeio de vocês mostrou uma face bonita que dá vontade de fazer igual.

    Curtir

    • Pois é! Essa imagem de guerra ainda está muito enraizada na nossa memória. Perdi as contas de quantas pessoas me perguntaram se eu era louca de levar uma criança para um país tão perigoso. E não é! Mas essa imagem ficou gravada.

      Curtir

  5. Eu simplesmente adorei essa opção de hospedagem em Halong Bay. Eu vou pro Vietnã em janeiro e nem tinha pensado na possibilidade de me hospedar em um barco. A idéia é ótima, o lugar é maravilhoso (fiquei chocada com o tamanho do quarto) e ainda dá pra fazer toda essa programação. Fora que o lugar é um paraíso né!

    Curtir

  6. Que legal essa experiência!!! Adoro dicas de passeios com crianças. Acho que dormir e acordar com essa vista incrível vale muito a pena. Obrigada por compartilhar

    Curtir

  7. Adoro viajar de navio e acredita que não sabia que era possível reservar o passeio pelo booking? Adorei seu relato. Visitei Bangkok e Phi Phi, mas quero voltar à Asia para conhecer outros lugares inclusive o Vietnã.

    Curtir

  8. Que legal! 🙂 A Vivi já foi para o Vietnã e adorou, mas foi sozinha a trabalho. E não para de falar de irmos agora em família com a filha. E que legal esse passeio pelo Halong Bay.

    Curtir

  9. Gente, que maravilha de viagem. E cada experiência legal nesse cruzeiro. Eu também largaria a culinária para ver o pôr do sol. E acho que ver as estrelas em Halong Bay deve realmente ser incrível. Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    Curtir

  10. Passei o meu 41.º aniversário em Halong Bay. O lugar é um paraíso, mas o excesso de turismo quase transformou a viagem num pesadelo. Acho que menos é mais. Acho que estão a ‘matar’ este belíssimo destino. Muito fotogénico.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s