Holanda

Keukenhof – Visitando o famoso parque das tulipas da Holanda com crianças

Dia 23 de março, o parque de tulipas mais famoso do mundo abriu as suas portas para visitação. 

Diz a história que as tulipas chegaram na Holanda vindas da Turquia no século VXI através de um médico e botânico chamado Carolus Clusius, professor de botânica de Leiden. Carolus escreveu o primeiro tratado sobre tulipas que se tem relato. Um episódio da história conhecido como Tulipomania quase levou a Holanda à falência em 1637 e foi um dos primeiros relatos de bolhas especulativas que sentem história. As tulipas são praticamente uma instituição Holandesa e motivo de orgulho nacional! Hoje em dia elas não são tão caras como foram no século XVII, sorte nossa meros mortais, já que no passado um bulbo de uma espécie rara poderia custar tanto quanto uma casa em Amsterdã (oi?!?!). Embora sejam flores sem aroma e que só florescem por no máximo 2 semanas é fácil de entender a paixão pelas flores, elas são lindas!!!
Aqui no Brasil vemos pouquíssimas espécies já que são flores de climas frios e que por serem muito sensíveis, sobrevivem pouco tempo no nosso clima.

O Keukenhof é um parque sazonal que abre na primavera e só fica aberto por uns dois meses a cada ano! A data de abertura muda anualmente. Em 2017 suas flores estarão disponíveis para nosso deleite do dia 23 de março até 21 de maio. É um bate-volta de um dia super interessante de fazer para quem está em Amsterdã durante os meses que o parque está aberto para visitação. Mas não é super tranquilo chegar até lá, não! Existem algumas formas de se chegar no parque e algumas são um pouco furadas.

Todo ano o parque tem um tema diferente, que rege as instalações de arte que são expostas pelo parque. Esse ano o tema do parque é o Design Holandês. Um dos jardins será dedicado a Mondriaan e suas cores primárias.

Por ser uma atração que está aberta por um espaço de tempo tão curto, o parque enche bastante. Evite ir em fins de semana. 

Entenda também que embora a floração seja prevista, é impossível saber a quantidade de plantas que você vai encontrar floridas já que a floração depende de uma série de fatores como temperatura, clima, etc. Normalmente a melhor época vai do meio de abril até o meio de maio, mas não há garantias. Eu fui no final de abril em 2015 e encontrei o parque muito florido, já os campos ao redor já estavam ficando sem flores. Nos anos de mais frio, a floração é tardia, e por aí vai.

horário de funcionamento:

O parque fica aberto de 8h às 19:30 mas a bilheteria fecha às 18h.

Lockers:

Há lockers disponíveis no parque. Lembre que ele é bem grande então se você ficar andando com muitas coisas vai ser bem disconfortável.

Como comprar o ingresso e como ele funciona:

O ingresso pode ser comprado cominado com o transporte (para quem vai de ônibus ou trem) ou pode ser comprado individualmente por quem vai de carro. Os valores dos ingressos individuais estão abaixo, os valores dos tickets combinados estão na parte dos transportes.

Adulto: 16 euros
Criança (4-11): 8 euros
Criança (0-3): gratuito 
Grupos de 20 à 200 pessoas: 13,50/pessoa
Guia impresso: 5 euros

Como chegar no parque:

* Carro – Da para alugar um carro e dirigir até Lisse. A cidade fica à 42Km de Amsterdã. O caminho é bem sinalizado. Para chegar pegue a motorways A4 (saída Nieuw-Vennep) and A44 (saída 3, Lisse). No parque há um estacionamento por 6 euros.

* Trem ou ônibus – Saindo da praça Schiphol basta pegar o ônibus 858. Já se você estiver perto da estação Leiden centraal basta pegar o ônibus 854. Ambos são Keukenhof Express e te deixam na entrada do parque. Para ir dessa forma você precisa comprar o combo ônibus + entrada.
O parque vende ingressos combinados de ônibus + tickets ou trem + ônibus + tickets e você por compra-los Nos locais indicados aqui.

* Excursão – Método mais utilizado pela maioria dos mortais. Você entra em um site que venda o passeio de um dia, compra o combo que vende a passagem em ônibus fretada + o ticket, encontra todo mundo em um ponto de encontro e segue a vida, certo? Mais ou menos!! Eu comprei o nosso combo em um site bem conhecido sobre Amsterdã e que é parceiro da empresa mais popular de passeios curtos da Holanda e me lasquei! Talvez a culpa seja minha, que já não gosto desse tipo de passeio, mas quando eu fui foi uma bagunça! O ponto de encontro era em frente a loja da operadora no centro de Amsterdã, chegando lá tinha a concentração de pessoas enorme de pessoas, ninguém organizando as filas. Deu a hora da saída e nada, se você reclamasse era atendida com grosseria pelos “profissionais” da operadora dos passeios, até xingada de p*ranha eu fui. Quase 1 hora depois da hora marcada para a saída do ônibus, fomos levados para uma outra rua onde uns 8 ônibus esperavam os milhares de turistas que se acotovelavam. O ônibus não era marcado, o lugar não era marcado, e quase que eu não consegui sentar junto do meu marido e do meu irmão, isso porque eu estava com uma bebê de 1 ano de idade!!! Aí você me pergunta, se eles deram mais uma hora no parque, já que atrasamos tanto. Não deram!!! Nós tivemos que fazer o parque correndo e quase não tivemos tempo de ir nos campos de tulipas. FUJA desse programa de índio!!!!


Atividades programadas para esse ano:

25/03/2017 – 26/03/2017
Festival de música Keukenhof 

31/03/2017 – 02/04/2017
Fim de Semana da Herança Holandesa 

07/04/2017 – 09/04/2017
Mercado de Flores Keukenhof 

14/04/2017 – 17/04/2017
Fun for Kids

22/04/2017
Parada das Flores – Esse é o dia mais esperado! A parada das flores sai de Noordwijk às 9:30, passa em frente ao Keukenhof às 15:40 e termina no Haarlem às 21:15.

24/04/2017 – 30/04/2017
Keukenhof Semana do Design Holandes 

06/05/2017 – 07/05/2017
Food & Flower Festival

13/05/2017 – 14/05/2017
Romance no Keukenhof

20/05/2017 – 21/05/2017
Flowers & Fashion Festival

Cães:

O parque permite a entrada de cães desde que fiquem na coleira. Eu achei isso o máximo!! Meu cachorro iria adorar!!!

Como visitar os Campos que ficam ao redor do parque:

Se o parque é lindíssimo, os jardins próximos dele são a visão do paraíso. Alguns tem vários avisos informando que se trata de uma propriedade particular e não pode entrar, mas no geral é bem fácil de entrar em um deles e andar pelas plantações. Basta sair do parque (é possível entrar novamente no parque no mesmo dia) e andar na direção das plantações. Os campos que autorizam a visitação são um pouco distantes do parque, então sugiro fazer o passeio com uma boa janela de tempo.

Quanto tempo devo reservar para a visita:

Eu reservaria um dia inteiro para ver o parque com calma, passear de barco, alugar uma bicicleta e andar pelos campos de tulipas que cercam o parque. Para quem tem disposição, é possível pedalar até uma praia que fica próxima ao parque.

É um bom programa para crianças?

É um programa maravilhoso para crianças de todas as idades. As pequenas vão se encantar com a mini fazenda, as flores coloridas e a aventura do passeio de barco. Já as maiores podem se deliciar com um super passeio de bicicleta.


Quais atividades encontro no parque e próximo dele para os pequenos?

– Mini Fazendinha: A entrada da mini fazendinha já está inclusa no ingresso. E foi o que a minha filha mais gostou em todo o passeio.


– Passeio de barco ao redor do parque: É possível passear em um barco e navegar por riachos que ficam ao redor do parque, passando por alguns campos de tulipas. São barcos pequenos, de temos, conduzidos por um barqueiro. Crianças amam a brincadeira. O passeio dura uns 40 minutos e o ticket pode ser comprado no moinho que fica dentro do parque. Preços:

Adulto: 8 euros 
Criança (0-3): gratuito 
Criança (4-11): 4 euros

– Passeio de bicicleta: próximo à entrada do parque é possível alugar bicicletas para passear nos campos de tulipas que ficam próximos ao parque. Em dias lotados, só é possível conseguir a bicicleta cedo. No dia que nós fomos a fila de espera era de mais de 2 horas. Acabamos fazendo o passeio andando, mas sem dúvida nenhuma, fazer de bicicleta deve ser sensacional. Para quem tem mais tempo para ficar por lá é possível pedalar até dunas é uma praia. O aluguel da bicicleta normal custa 10 euros, a bicicleta dupla custa 25 euros. Eu não vi nenhuma bicicleta com cadeirinhas para crianças pequenas, mas como eu falei, fomos em um dia muito cheio e não tinham bicicletas expostas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s